Pular para o conteúdo principal

Como Mudar Um Hábito



Talvez você esteja agora em um ponto da vida em que não se sente satisfeito com a situação em que você se encontra. Isso é muito comum. Faz parte do sentimento humano essa sensação de inquietude.

Saiba que muitas vezes acabamos nos adequando a uma rotina e nos prendendo a ela, mesmo quando estamos em uma situação desconfortável. Somente quando a situação se torna insustentável é que tomamos alguma atitude para mudar as coisas.

Agora, se você pretende tomar uma atitude que mude sua vida basta mudar um único hábito. Acredite, quando você altera um hábito ruim e o substitui por um positivo se torna mais provável que você mude muito mais de sua rotina.

De acordo com o livro: O Poder do Hábito de Charles Duhigg, nossas atitudes são reforçadas pelas recompensas que nos damos ao fazer alguma atividade. Nossas ações são determinadas por um ciclo:

Gatilho  --->   Ação   --->  Recompensa

Algo nos impulsiona ou nos lembra a ação a ser realizada. Realizamos a ação. Depois recebemos alguma recompensa, seja em forma de salário, sensação de bem estar, ou qualquer outra coisa que nos satisfaça.


1 - Analise o que você deseja mudar


Pense em algo de sua vida que toma muito do seu tempo e que você gostaria de substituir por algo mais proveitoso. Talvez você desperdice tempo com televisão, internet ou videogame. Sei por experiência própria que essas atividades são extremamente viciantes.
Para quebrar essa rotina não tente alterar tudo de uma única vez. Escolha uma coisa e o horário que você a executa.


2 - Escolha o novo hábito, o gatilho e a recompensa.


Decida o que você deseja fazer. Por exemplo: talvez você queira fazer atividade física.
O gatilho será ficar pronto para os exercícios todos os dias na mesma hora. Vista sua roupa e calce os tênis.
A recompensa deve ser algo que o agrade bastante. Digamos que você queira assistir um episódio de uma série, ou ler um livro. Se você conseguir cumprir sua meta você se agrada fazendo essa tal coisa.


3 - Comece a nova rotina


Tente cumprir com essa nova rotina de preferência todos os dias, ou pelo menos nos 5 dias da semana. Ao repetir essa atividade e reforçá-la com a recompensa você aos poucos vai criando um hábito.
Se por algum motivo você não conseguiu realizar a atividade por um dia ou mais não desista. Volte a fazer o que você tinha planejado o quanto antes. Somente com persistência é que você criará um hábito forte o suficiente para que não seja mais necessário contar com sua força de vontade.


4 - Torne público o seu hábito


Converse com seus amigos, familiares e colegas de trabalho sobre seu novo hábito. Compartilhe com eles suas experiências, sobre como foi no início, o que você aprendeu, etc. Provavelmente essas pessoas vão compartilhar com você a visão delas, se já tentaram algo parecido. Com isso você terá novas visões sobre essas coisas e também construirá para você uma identidade ligada a esse novo hábito. As pessoas o verão como um atleta, por exemplo.


5 - Anote o seu progresso


Acho essa uma etapa importante. Pegue um calendário, ou instale no seu celular um aplicativo que te ajude a monitorar se você está cumprindo com aquela atividade que você deseja tornar um hábito. Vá marcando todos os dias que você conseguiu realizar a atividade. Dessa forma você terá algo visual que o ajudará a se concentrar em cumprir o objetivo. Tente não quebrar a sequência.


6 - Celebre suas conquistas


Acredite, esse método funciona. Não importa qual hábito você deseja incorporar em sua vida. Nos primeiros dias será necessário o que chamamos de força de vontade e essa não vem de uma fonte inesgotável. Mas à medida que os dias forem passando e você for mantendo o ritmo você não precisará mais usar sua força de vontade. O hábito se tornará numa rotina automática onde você sequer pensará se vai fazer ou não.


Agora mãos à obra!

Vamos construir todos uma vida melhor para nós e quem sabe ajudarmos outros a também mudarem suas vidas!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ficar Rico Rápido

Ficar rico é o sonho de muita gente. Não é a toa que as filas das lotéricas estão sempre enormes em dia de sorteio de prêmio acumulado. Entretanto, ganhar na loteria é muito difícil. Infelizmente as chances são muito pequenas.



Ficar rico através de esforço pessoal também é difícil, mas é possível, pois muito mais gente ficou rica assim do que através de loteria. O importante é estudar como alcançar esse objetivo e partir para a ação.


1 - Vendas
Acredito que a forma mais comum de se enriquecer é através do comércio. A pessoa deve ter o próprio negócio, pois trabalhar para os outros não enriquece ninguém.

Para ter sucesso nessa área é preciso também ter um bom conhecimento sobre como o mercado funciona. Eu recomendo que se esse for o seu objetivo, que você procure estudar sobre esse assunto. O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos sobre como criar e manter o próprio negócio.

Você pode tanto partir para o comércio de rua quanto o pela internet. Na internet a vantagem está em poder ven…

Qual a Diferença de Pensamento entre um Rico e um Pobre?

Você já se perguntou por que algumas pessoas enriquecem e outras nunca conseguem sair da pobreza?
Infelizmente não aprendemos na escola sobre como estruturar nossa vida financeira. Esse assunto é simplesmente ignorado apesar de ser muito importante para todos nós.

Vamos analisar aqui alguns pontos que diferem a linha de pensamento de pessoas ricas, dos da classe média, e dos pobres.

Primeiro, para o pobre há uma visão negativa que atrapalha o progresso. Isso se deve a uma visão religiosa que muitas vezes é inserida na mente das pessoas. O amor ao dinheiro é tratado como se fosse a raiz de todo o mal. A verdade é que o dinheiro é uma ferramenta muito poderosa. Para dominá-la precisamos estudar esse assunto. Aprender a investir e gerar mais renda.

As pessoas pobres e de classe média trabalham pelo dinheiro, lutam para economizar alguns trocados, e acreditam que se formando e trabalhando numa empresa vão enriquecer.

 As pessoas ricas fazem o dinheiro trabalhar para elas, aprendem como …

4 Ideias Negativas Sobre Dinheiro que Devemos Repensar

Ouvimos muita coisa negativa sobre dinheiro que acabamos tomando como verdade. Infelizmente isso acaba nos fazendo muitas vezes desanimar e nos impede de buscarmos nossas realizações.

O dinheiro foi muito estigmatizado e é usado muitas vezes de maneira errada. Listo aqui algumas ideias para que possamos repensar:

1 - O dinheiro é a raiz de todos os males
A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal. Mas isso não significa que o dinheiro em si é algo ruim.

Tudo depende de como você emprega o dinheiro. Ele é apenas uma ferramenta que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.

Se você gasta o seu dinheiro em coisas negativas ou prejudiciais para você ou para outras pessoas, então ele não está sendo convertido em nada de bom. Mas por exemplo, se você o utiliza para comprar coisas que satisfaçam suas necessidades ou da sua família como, por exemplo: casa, alimento, roupas, etc, então ele está cumprindo uma função altamente positiva.

Lembre-se que tudo varia de acordo …