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3 Pilares para a Melhoria de Vida

Se você está em busca de uma mudança em sua vida que te tire do lugar comum e o leve a um patamar superior saiba que algumas coisas simples podem alavancar essa mudança. Escolhi três  coisas fáceis que você pode fazer por conta própria. Se quiser adicione no final desse texto a sua opinião de acordo com a sua própria experiência.


1 - Leitura


Faz muitos anos que me dedico a leitura, por isso sou suspeito para falar. A leitura é uma das práticas mais prazerosas que descobri em minha vida. Por incrível que pareça prefiro, na maioria das vezes, ler um livro do que assistir tv ou jogar videogame.

No entanto, este não foi um hábito natural para mim. Atualmente estou sempre lendo alguma coisa, mas foi a repetição diária que formou o hábito.

Há uma infinidade de títulos interessantes para serem lidos. Atualmente leio mais livros visando melhoria pessoal, psicologia, etc. Mas você pode ler também romances, ficção científica, biografias, o que você desejar. 

Dedique-se e veja como sua vida pode melhorar a partir dessa atitude.



Comece lendo por alguns minutos, todos os dias, sempre no mesmo horário. 

O horário que eu recomendo é uma hora antes de dormir. Assim você tem tempo para ler tranquilamente antes de ficar caindo de sono ou não ter tempo para assimilar o que você acabou de ler. Você pode tirar boas lições de tudo o que você lê.

Os livros de melhoria pessoal nasceram de pesquisas feitas por outras pessoas. Você também pode aprender lições por meio de tentativa e erro, mas por que não aproveitar aquilo que outras pessoas vivenciaram para aplicar na sua própria vida e assim evitar alguns problemas?

Eu leio geralmente dois livros ao mesmo tempo. Leio alguns capítulos de um e depois mudo para o outro. Dessa forma posso ter um pouco de variedade.

Recomendo que se você se interessar por esse mesmo método meu, leia um livro de aprimoramento pessoal e um outro livro de ficção qualquer que desperte o seu interesse (uma biografia também é uma boa pedida). Assim você não se cansa e continua sempre se aprimorando.



2 - Atividade Física



 Uma das coisas capazes de provocar maior mudança em uma pessoa é o exercício físico. Ele sozinho é capaz de alterar o humor de uma pessoa e deixá-la mais bem disposta. Para isso é necessária uma mudança de pensamento. Trabalhe na sua mente que isso se tornará parte da sua rotina diária. Da mesma forma que você toma banho todos os dias e escova os dentes, você fará exercícios quase todos os dias. Se quiser você pode descansar um ou dois dias da semana, mas pense nos exercícios como algo que você não dispensa fazer. Escolha uma hora que se adeque na sua rotina e parta para a ação.

Ao começar a praticar exercícios eu tinha como meta diminuir o meu estresse diário e me sentir melhor. Para isso tentei manter um ritmo constante nos primeiros meses.

Primeiro comecei fazendo caminhadas todos os dias. Depois acabei me sentindo um pouco entediado e passei a fazer corridas. Para mim as corridas são mais interessantes pois exigem mais do corpo e com elas você pode tentar progredir no decorrer dos dias. No início você cansará rápido, mas vá alternando caminhada com corrida. Com o passar dos dias você irá notar que seu condicionamento físico irá progredir e você será capaz de correr maiores distâncias.

Se correr não é o ideal pra você procure outra atividade que mais o agrada. Seja um esporte coletivo, individual, o que for. O importante é fazer o seu corpo produzir endorfinas e com isso o deixar se sentindo mais bem disposto.

Com o passar dos dias e a prática diária você ficará viciado no bem estar que os exercícios lhe trazem e fará de tudo para não parar. Mas o hábito tem que ser formado, para isso persista no início.

Se não tiver habilidade para um esporte específico adote as corridas como sua atividade. Acredite, isso pode transformar sua vida.


3 - Meditação


Por meditação eu me refiro a prática de ficar por um tempo em silêncio, sem focar em nada. Deixando de preferência a mente vazia.

Muitos acreditam erroneamente que meditar se trata de pensar sobre algo e analisar alternativas. Mas na verdade a prática serve para que você aprenda a criar espaço em sua mente e parar de analisar tudo obsessivamente.

Quanto menos se pensar durante a prática, melhor. Segundo pessoas que meditam isso ajuda a reduzir a ansiedade e a acalmar a mente.

A meditação é uma prática milenar e não é a toa que ela sobrevive até os dias de hoje. A correria do dia a dia acaba por nos deixar extremamente estressados e ansiosos. As pessoas acabam ficando exaustas e sentido dores pelo corpo. Muito disso está relacionado não ao cansaço físico, mas sim ao cansaço mental. Para que isso seja revertido é necessário nos recolhermos por um momento e deixarmos o mundo esperando lá fora.

A prática deve ser feita de preferência todos os dias. Comece com alguns minutos e vá aumentando gradualmente. Os resultados começarão a ser sentidos após alguns dias. Você notará uma melhora no seu estado emocional e na sua concentração.

Caso se interesse por esse tema pesquise mais. Há ótimos livros que ensinam sobre meditação.



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